O Que é Obesidade?

A obesidade é uma condição que é associada com ter um excesso de gordura corporal, definida por fatores genéticos e ambientais que são difíceis de controlar. A obesidade é classificada como tendo um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou superior. O IMC é uma ferramenta usada para medir a obesidade. A obesidade aumenta o risco de desenvolver doenças tais como diabetes, hipertensão e apneia do sono. Muitos indivíduos são afetados pela obesidade e não estão conscientes disso.

Como obesidade é medido
A obesidade é medida por vários meios, mas os métodos mais comuns utilizados são Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência da cintura. Não existe um método perfeito para medir a obesidade, no entanto estes dois indicadores são mais comumente usados ​​por médicos como uma ferramenta para diagnosticar peso.

IMC
IMC é uma medida usada para indicar a obesidade e obesidade mórbida em adultos. O IMC é calculado dividindo o peso de uma pessoa em quilos pela sua altura em metros ao quadrado. Um adulto com um IMC de 30 ou maior é considerado obeso.

Depois de encontrar a sua medida, você vai querer encontrar a sua classificação de peso que é acompanhado na tabela de IMC ou calculadora. Conhecendo o seu IMC é um bom ponto de partida para abordar o seu peso. Se você achar que você está em uma faixa saudável, você vai querer falar com o seu médico para resolver este problema.

Não há uma tabela de IMC separado usado para homens e mulheres. Ambos os sexos usam o mesmo gráfico para medir a obesidade. Além disso, as mesmas classificações de obesidade se aplicam a ambos os homens e as mulheres.

Circunferência da cintura
Circunferência da cintura é um método menos comum utilizado para medir a obesidade em um indivíduo. Esta medida simples indica obesidade e obesidade mórbida em adultos medindo sua cintura. Para encontrar a sua circunferência da cintura, enrole uma fita métrica ao redor da área acima do osso do quadril e abaixo de sua caixa torácica.

Para as mulheres, a circunferência da cintura de 35 polegadas ou mais é considerado insalubre. Para os homens, a circunferência da cintura de 40 polegadas ou mais é considerado insalubre. Não há um gráfico de classificação ou vários gamas utilizadas com este método para determinar a obesidade. Apenas os limiares simples para homens e mulheres acima referido.

Riscos associados com a obesidade
Há mais de 40 condições médicas que estão associadas com a obesidade. Os indivíduos que são obesos estão em risco de desenvolver uma ou mais destas condições médicas graves. As doenças relacionadas com a obesidade que mais prevalentes incluem:

 

  • Pressão alta
  • Colesterol alto
  • Diabetes
  • Doença cardíaca
  • Acidente vascular encefálico
  • Doença da vesícula biliar
  • Osteoartrite
  • Apneia do sono e problemas respiratórios
  • Alguns tipos de câncer (endométrio, mama e cólon)

 

Para uma descrição completa sobre cada uma das condições mórbidas acima.

Causas da Obesidade

Existem muitas causas que direta e indiretamente contribuem para a obesidade. Comportamento, meio ambiente e genético está entre os principais contribuintes para a obesidade. Os Centros de Controle de Doenças identificou estes três como as principais causas para a complexidade da epidemia de obesidade.

Comportamento
No ambiente em ritmo acelerado de hoje, é fácil de adotar comportamentos insalubres. Comportamento, no caso de obesidade, relaciona-se com escolhas alimentares, quantidade de atividade física que você começa e o esforço para manter a sua saúde.

Os americanos estão consumindo mais calorias, em média, do que em décadas passadas. O aumento em calorias também diminuiu os nutrientes consumidos que são necessários para uma dieta saudável. Este problema comportamental também se relaciona com o aumento do tamanho das porções em casa e quando as refeições.

Ambiente
Ambiente desempenha um papel fundamental na formação de hábitos e estilo de vida de um indivíduo. Há muitas influências ambientais que podem afetar suas decisões de saúde. A sociedade de hoje tem desenvolvido um estilo de vida mais sedentário. Marcha tem sido substituída por condução de carros, a atividade física foi substituído pela tecnologia e nutrição tenha sido superado por alimentos de conveniência.

Genética
Ciência mostra que a genética desempenha um papel na obesidade. Os genes podem causar certas perturbações que resultam em obesidade. No entanto, nem todos os indivíduos que têm predisposição para a obesidade se torna obesa. A investigação está em andamento para determinar quais genes mais contribuem para a obesidade.

O que você pode fazer sobre a sua obesidade

Decidir o que fazer sobre a sua obesidade em termos de tratamento varia de pessoa para pessoa. Se você ou alguém que você conhece é obesa, abordar esta questão precoce é uma parte essencial do sucesso. É importante conversar com seu médico sobre seu peso e trabalhar com ele / ela no momento de decidir qual o tratamento certo para você. Existem vários métodos disponíveis para resolver a sua obesidade.

Modificação de Comportamento e Atividade Física
Como discutido acima, o comportamento desempenha um grande papel na obesidade. Modificando os comportamentos que podem ter contribuído para o desenvolvimento da obesidade é uma maneira de tratar a doença. Alguns modificadores do comportamento sugeridos incluem:

 

  • Mudar hábitos alimentares
  • Aumento da atividade física
  • Tornando-se educado sobre o corpo e como alimentá-la adequadamente
  • Engajar-se em um grupo de apoio ou atividade extracurricular
  • Definir metas de controle de peso realista

 

É importante fazer um compromisso sólido para mudar um comportamento ou estilo de vida. Envolva sua família ou amigos e pede para eles te ajudar a fazer as mudanças necessárias para impactar positivamente a sua saúde.

Aumentar ou iniciar um programa de atividade física é um aspecto importante no tratamento de obesidade. A sociedade de hoje tem desenvolvido um estilo de vida muito sedentário e atividade física rotineira pode impactar significativamente a sua saúde.

Você deve consultar com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Definir metas realistas e verifique se eles são mensuráveis. Envolvendo sua família ou amigos também podem ajudar a manter o seu nível de atividade física e alcançar seus objetivos.

obesidade-450x300