O Câncer de Próstata: Causas, Fatores, Sintomas e Riscos

Novembro Azul

O Câncer de Próstata: causas, fatores, sintomas e riscos

 

A próstata é uma glândula que é aproximadamente do tamanho de uma noz que está presente apenas em homens e é responsável por produzir e armazenar fluido seminal.

 

O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, com o risco de que está intimamente relacionada com a idade: com o avanço deste aumentam os riscos, de modo que em 80 anos esta condição afeta um homem a cada dois.

 

As causas de cancro da próstata ainda não foram totalmente descobertas, mas é certo que na raiz da doença existe uma mutação no ADN das células que provoca uma proliferação anormal da mesma, cuja acumulação forma o tumor.

 

O cancro da próstata tipicamente cresce lentamente e não se espalha para fora da glândula. Existem, no entanto formas, mais agressivas, caracterizadas por células doentes que invadem rapidamente os tecidos circundantes e também se espalham para outros órgãos.

 

Os fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata são:

– idade: este tumor se desenvolve mais depois de 65 anos;

– as características genéticas: as pessoas com pele escura tem mais risco do que outros;

– casos da doença na família;

– a obesidade;

– uma dieta rica em gorduras saturadas.

 

A única forma de prevenção deste cancro passa pela contenção do seu peso corporal. Uma boa nutrição ajuda o que limita o consumo de gordura, especialmente as saturadas (carnes gordura animal e queijos).

 

Com relação aos sintomas de câncer de pulmão, deve-se enfatizar que, nos estágios iniciais desta neoplasia normalmente não apresenta, de modo que cerca de 30% dos casos são descobertos quando a doença já se espalhou além da glândula.

 

As visitas urológicas deve se tornar um hábito, assim como a do exame ginecológico e de mama para as mulheres, isso ocorre porque o câncer de próstata tem a característica de ser silenciosa nos estágios iniciais e sintomas ocorrem apenas quando o câncer atingiu grandes dimensões. Os movimentos para evitar contrair cancro da próstata para prevenir o aparecimento de câncer de próstata, os homens devem sempre seguir um estilo de vida saudável, mas especialmente depois 40.

 

Primeiro, eles não devem ficar gordo, por que permanecer no peso ideal previne o aparecimento de muitas doenças, mesmo aqueles de próstata. A investigação descobriu que os homens muito acima do peso têm maior risco de sofrer de câncer de próstata, isso é porque o tecido adiposo está envolvido na produção e transformação de hormônios masculinos, possíveis protagonistas do surgimento e evolução da doença. Mais aconselhamento médico é caminhar ou praticar esportes regularmente.

 

Manter um estilo de vida saudável e chave para evitar doenças e viver mais com qualidade, segundo a pesquisadora Rosi Feliciano o segredo está em fazer o programa completo todos os dias: hidratação, dieta, exercício e sono.

Ter um peso saudável é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de cancer maligno e benigno e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dieta detox para emagrecer e para resultado em longo prazo a reeducação alimentar.