DICAS PARA REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

outubro-rosa-2015-435x280

Outubro é o mês para a prevenção do câncer de mama, observamos algumas dicas de nutrição adequada que podem ajudar a prevenir.

De acordo com estudos há 6 regras de ouro para reduzir o risco de câncer de mama.

Deve-se fazer uma dieta equilibrada e você tem que evitar ganhar peso. Excesso de peso que é, de fato, um fator de risco.

A alimentação boa é aquela que você come menos gorduras animais e açúcares e têm açucares equilibrados e não consumi-los de maneira excessiva. O plano detox é uma ótima forma de se alimentar de maneira saudável e simples.

Fazer atividade física, mesmo se não estiver praticando esportes. Pode apostar em caminhada, andar de bicicleta. Para evitar que o tumor não seja curável é bom que você certifique-se de fazer um diagnóstico precoce, devem ser submetidos a rastreio da mama na idade de 40 e 75 anos.

Se você ficar doente, é bom recorrer imediatamente aos centros especializados, que têm muita experiência no tratamento desta doença.

Deve-se distinguir herança de familiaridade no câncer da mama. Ele é mais comum quando há 02 para 03 pessoas da família que têm esta doença.

Hereditariedade é a transmissão de determinados genes que predispõem ao aparecimento de câncer e determinam incidência muito elevada na vida: até 70-80% das mulheres que têm essa mutação é provável que vão passar pela doença.

Ambos são riscos, mas aqueles que têm casos na família, as probabilidades são maiores.

As mulheres que apresentam mutações estão sujeitas a programas específicos para a detecção precoce, que não são os habituais, com técnicas diferentes da mamografia que é bem conhecida.

O autoexame é recomendado, embora não seja um exame seguro, num intervalo entre um e outro teste de rastreio.

 

Alimentos que previnem o câncer de mama:

Alguns pesquisadores, de fato, descobriram que alimentos como uvas e tofu (e, em geral, os produtos à base de soja) e especiarias como açafrão, são capazes de neutralizar o crescimento das células tumorais.

De acordo com os estudiosos, uvas, açafrão, brócolis e tofu, seriam ricos em compostos químicos naturais úteis na luta contra o câncer da mama. Como cúrcuma, encontrada no açafrão, que é encontrado as isoflavonas através de resveratrol.

É essencial, que estes alimentos e comidas sejam consumidos numa determinada combinação: consumidos individualmente, de fato, não são capazes de produzir efeitos relevantes, mas que, quando combinados em conjunto, podem representar uma ajuda natural válida contra esta doença.

De acordo com dados da pesquisa, as células cancerosas daqueles que tinham sido submetidos a uma dieta especial rica em frutas, legumes e especiarias (tais como açafrão) foram reduzidas em mais de 80%.

Resultados particularmente encorajadores em relação à resistência aos medicamentos apresentados por algumas células de câncer de mama.

Outros alimentos recomendados na prevenção do câncer são os chamados crucíferos ou repolho, couve-flor, capô, repolho preto, couve de Bruxelas e brócolis eles fornecem para o corpo uma boa quantidade de vitamina C, ácido fólico, potássio, fibras e substâncias de ação protetora contra o câncer.

O consumo de chás verdes é altamente recomendado, pois são ricas em polifenóis, moléculas ativas em nossos corpos ajuda a combater os radicais livres, cujo acúmulo é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças malignas.

Em uma dieta adequada não pode faltar também: vegetais de folhas verdes espinafre, acelga, rúcula, manjericão, salsa, sálvia, hortelã, agrião, cebolinha, peixe azul, anchova, sardinha, cavala, pelo menos uma vez por semana, abóbora, trigo mourisco, nozes, azeite extra virgem, frutas frescas da estação.